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Comercial
Administração de preços
Este é o módulo responsável por fornecer à empresa todos os meios e informações necessários para implementar e administrar uma política de preços moderna, voltada para a competitividade dos negócios.
Preços de venda são sugeridos a partir de diversas alternativas de custos. Entre elas, destaca-se o conceito de Custo Comercial, que considera e pondera todos elementos componentes do custo da mercadoria, inclusive prazos de pagamento e de recuperação dos créditos de ICMS. Além disto, controla todo processo de reajuste de preços, inclusive controlando as datas em que estes deverão ser efetivados.
É ainda através do módulo de Administração de Preços que se estabelecem e controlam as políticas de promoções e descontos comerciais da empresa, bem como são indicados os planos de venda com os quais a empresa trabalha e seus respectivos preços.
Administração de estoque
Administrar estoques é otimizar grande parte dos recursos componentes do capital de giro das empresas. A falta de mercadoria gera perda de vendas; portanto, perda de lucro. Por outro lado, o excesso de mercadoria estocada onera pesadamente os custos do negócio.
O módulo de Administração de Estoques é a ferramenta da otimização, com recursos como curvas ABC de estoque e tarefas que apontam mercadorias em excesso na empresa. Transferências entre filiais são orientadas pelo próprio sistema, que analisa quando, para onde e em que quantidade transferir cada produto. Complementarmente, um completo sistema de inventário viabiliza um efetivo controle sobre os estoques físicos da empresa.
O SAV também pode controlar os estoques da empresa em até três depósitos por filial, além de, em lojas que se utilizem de auto-serviço, sugerir reposições de mercadorias nas gôndolas das lojas. Neste módulo há ainda a possibilidade da empresa controlar o endereço de estocagem de seus produtos, facilitando o processo de armazegem e localização de mercadorias.
Administração de vendas
Administração de compras
O processo de vendas pode ser analisado sob três ângulos: atendimento ao cliente, controle e informação.
Todas as versões do SAV contemplam o processo de informatização de uma loja da empresa, abrangendo o atendimento ao cliente e tarefas de apoio à gestão da loja (incluindo a emissão de orçamentos personalizados, pedidos de venda e notas fiscais), bem como a informatização dos caixas de auto-serviço, com a utilização opcional de ECF’s (Emissores de Cupons Fiscais) e código de barras nas mercadorias.
No que se refere ao controle, o sistema permite a atribuição de limites de autonomia ao funcionário envolvido, além de conferir toda documentação de venda. Procura-se, assim, assegurar o cumprimento dos preços e políticas definidos pela empresa.
Quanto às informações gerenciais, diversos relatórios e consultas, como análises estatísticas e curvas ABC de venda e tráfego, permitem uma avaliação segura da movimentação das vendas por produto, grupo de produtos, loja ou da empresa como um todo, de forma consolidada.
Paralelamente, o módulo de Administração de Vendas possibilita o acompanhamento do desempenho de vendedores e gerentes, administrando cotas de venda, calculando comissões e verificando os percentuais médios de desconto que estes estão concedendo aos clientes, por exemplo.
A prática do comércio mostra que a boa venda está intimamente ligada com a boa compra. Esta é a responsabilidade do módulo de Administração de Compras: oferecer meios e dados para uma gestão de compras eficiente.
Este módulo permite a atribuição e o acompanhamento de metas de compra por linhas de mercadoria e datas de pagamento. O processo de negociação é respaldado por tarefas de simulação de custos, permitindo a identificação rápida da melhor alternativa de compra e a sua repercussão nos preços de venda. Estão também disponíveis consultas e relatórios que sugerem compras a serem efetuadas pela empresa, além de curvas ABC das compras realizadas.
É ainda neste módulo que são emitidos os pedidos de compra, sendo que o acompanhamento destes é efetuado de forma completa até o recebimento das mercadorias, projetando, inclusive, o endividamento financeiro da empresa relativo aos pedidos em curso.
A simples digitação das notas de compra e conhecimentos de frete no SAV, por ocasião do recebimento das mercadorias, proporciona ampla conferência destes documentos, confrontando preços e condições com os constantes nos pedidos de compra correspondentes.